Museu da Cozinha Mineira

Patrimônio, Gastonomia

O Museu chega para materializar conhecimentos e acervos referentes às tradições, modos de fazer, que valoriza as receitas, os ingredientes e o saber envolvido na gastronomia., culturas alimentares, personas, lugares e festas que compõem a diversidade e complexidade da cozinha mineira.

O Museu da Cozinha Mineira será parada obrigatória para turistas, até pela proximidade com o aeroporto internacional de Confins. A cozinha é parte da identidade e da cultura de Minas Gerais. Mais do que alimento, ela representa afeto e cuidado. A criação do museu em Santa Luzia, terá como base os estudos em desenvolvimento pelo Iepha no sentido de reconhecer esse patrimônio imaterial, possibilitando a implantação do espaço que vai reunir, representar e valorizar.

O Museu será instalado na Fazenda Boa Esperança, pertencente ao município, que será restaurada pela prefeitura. A proposta é que haja uma exposição de longa duração e outras mostras temáticas de média duração, com base em calendário de datas comemorativas, estando sempre em consonância com atividades educativas. O espaço expositivo deverá ser composto por utensílios domésticos relacionados à cozinha mineira, objetos e recursos tecnológicos que incentivem a interação dos visitantes com o acervo.

O objetivo do projeto é ressaltar a importância da culinária mineira. A ideia é receber turistas brasileiros e estrangeiros interessados em conhecer mais sobre esse patrimônio cultural imaterial do estado.

Rua José Silvino Teixeira Melo, 200, São Geraldo. Fazenda Boa Esperança – Santa Luzia / MG