Imagem de Nossa Senhora de Itaúna

Memória Patrimônio e história local

Histórico: “Imagem de Nossa Senhora de Itaúna confeccionada em resina, com 1,30 m de altura, de semblante sério, olhos pretos de vidro, carnação morena clara, rosto comprido e cheio, cabelo caídos sobre os ombros, sobrancelhas pretas, dedos compridos, vestido branco.

Sobre o vestido, um manto azul da cor do céu. Na mão direita, sobre o peito um terço de contas parecidos com gotas d’água de cristal incrustado com uma cruz também de cristal de forte resplendor. Na mão esquerda, uma flâmula muito branca, transparente, no formato de um triângulo com dizeres escritos em dourado e letras maiúsculas, a saber: “JESUS CHRISTO ETERNO DEUS O PAGANISMO AMEAÇA O MUNDO ERGUEI O ALTAR ORAI COM FÉ E VÓS VEREIS O MILAGRE DA CONVERSÃO”, com a cruz também em metal dourado.

A imagem está sob uma base moldada juntamente com a mesma e feita com o mesmo material (resina) e se apoia em um altar feito de pedras de minério sob a qual goteja água proveniente de duas tubulações instaladas na parte superior da gruta via SAAE (Sistema de Abastecimento Caderno do Patrimônio Cultural de Itaúna 29 de Água e Esgoto de Itaúna). À volta de sua base há flores confeccionadas em plástico par ornamento do altar.

Mesmo sendo uma imagem recente, de 2002, consiste numa peça única, pois foi confeccionada de forma exclusiva, não existindo outra igual. As demais imagens de Nossa Senhora de Itaúna existentes são produzidas em maior escala, através de uma forma única para devotos que desejem adquiri-la. Este fator justifica a necessidade de preservação da mesma, visto que, caso lhe aconteça algo não teremos outra idêntica, pois as demais mesmo conservando as características próprias não são idênticas à que permanece em adoração no altar da Gruta de Nossa Senhora de Itaúna.

Mesmo sendo uma imagem recente, de 2002, consiste numa peça única, pois foi confeccionada de forma exclusiva, não existindo outra igual. As demais imagens de Nossa Senhora de Itaúna existentes são produzidas em maior escala, através de uma forma única para devotos que desejem adquiri-la. Este fator justifica a necessidade de preservação da mesma, visto que, caso lhe aconteça algo não teremos outra idêntica, pois as demais mesmo conservando as características próprias não são idênticas à que permanece em adoração no altar da Gruta de Nossa Senhora de Itaúna.”

Texto retirado do Caderno do Patrimônio Cultural de Itaúna: Bens Patrimoniais Tombados e Registrados. Edição 01, Itaúna: Codempace, 2017.